JValdomiro
A saudade é como o perfume da brisa, que acaricia nosso rosto e depois vai embora sem dizer adeus.
Capa Textos Áudios Fotos Perfil Livro de Visitas Contato
Textos



SEGREDOS DA VIDA

A guerra havia acabado, para Slaven Kalinic, nada mais importava, perdera toda sua família, após 10 (dez) anos a guerra civil da Iugoslávia tinha terminado, extinguindo por completo o território iugoslavo. Estava à beira da estrada sem saber qual seria o seu destino procurou na esfarrapada mochila que conduzia sobre seus calejados ombros um resto de um cigarro que vinha fumando há uma semana. Observou o horizonte abrasador que se desenhava à sua frente estava exausto, faminto e desidratado e tentou se levantar para seguir à sua insólita caminhada e o mundo se tornou turvo ao seu redor. O seu corpo frágil ficou inerte na rodovia sob o sol causticante daquela manhã de primavera sem flores, pois tudo tinha sido destruído pelos sangrentos combates.
Não sabia o período que ficou desacordado ao despertar contemplou as paredes brancas que o cercavam, ambiente que fazia parte das lembranças que guardava do seu passado, mas não conseguia entender como havia ido parar ali. Estava sendo hidratado por via intravenosa, foi então, que entrou uma enfermeira que ao velo acordado o cumprimentou – bom dia Sr. Slaven! Como está se sentindo? No que ele respondeu, estou confuso, que lugar é este? como eu vim parar aqui? O Sr. Foi encontrado por uma unidade de resgate desacordado no acostamento de uma estrada e foi trazido para o hospital de clínicas e acolhimento da Cruz Vermelha. Quanto tempo faz que estou aqui? – há três dias, ele fechou os olhos e adormeceu.
Slaven, teve alta recuperou-se e foi morar em Flórina, na Grécia, queria apagar de sua mente os horrores da guerra que destruiu o seu país e ceifou a vida dos seus familiares. Logo conseguiu trabalho no principal hospital da localidade como enfermeiro, aos pouco foi galgando posições era elogiado por todos que formavam a equipe médica pela sua enorme habilidade nos procedimentos médicos. Não demorou muito assumiu o cargo de chefe da enfermagem do centro cirúrgico,
era um incógnito cidadão que havia chegado aquela cidade em busca de emprego, no entanto, todos se perguntavam onde ele tinha aprendido conhecimentos tão específicos da área médica que o habilitava a ser o melhor profissional do quadro da instituição.
Mas, nada se sabia a seu respeito, tudo o que tinha em sua ficha de admissão, era que tinha nacionalidade iugoslava, com 40 anos de idade e que possuía experiência como enfermeiro e exercido essa profissão em sua terra natal e nada mais. Sempre recluso em seus pensamentos, morava sozinho em um pequeno apartamento próximo ao centro hospitalar e não tinha amigos. Em suas folgas era visto nas praças floridas contemplando a beleza das manhãs ensolaradas e a melancolia das tardes partindo. Quando alguém procurava saber algo sobre ele, sempre desconversava e argumentava que não valia a pena relembrar o que passou, pois o que ele foi também morreu com seus entes queridos e queria esquecer seus momentos passados.
Era um típico amanhecer de inverno no continente europeu, o dia tinha aparência de noite encoberto pela densa neblina que cobria os campos e vales, a cidade parecia não querer acordar, Slavem, estava de plantão no centro cirúrgico, a rotina era tranquila, no entanto, às próximas horas seriam de intensa ansiedade.
Eram 10h30, quando uma jovem de 15 anos deu entrada no hospital, em estado gravíssimo vítima de um acidente automobilístico e precisava ser cirurgiada com urgência pois, havia suspeita de um traumatismo cranioencefálico. A paciente foi conduzida as pressas para o centro cirúrgico cada segundo era de fundamental importância para salvá-la. A equipe médica comandada pelo neurocirurgião Dr. Nicolas Anthony estava pronta para iniciar o procedimento, quando algo inacreditável aconteceu, o Dr. Nicolas teve um mal súbito e teve de ser retirado  para atendimento em outra ala do hospital. O desespero tomou conta do centro operatório não havia tempo a perder a cirurgia tinha de ser realizada imediatamente se não ela poderia não resistir e ir a óbito. Foi então que um anjo iluminado surgiu do nada. A voz calma e serena de Slaven Kalinic, soou no recinto, me preparem eu vou operar agora. Todos ficaram atônitos sem acreditar no que estava acontecendo, não se preocupem confiem em mim, eu sou neurocirurgião e preciso da ajuda de vocês para salvar esta vida. Era inimaginável o que acontecia. O procedimento foi um sucesso e Júlia Demetriou, filha do Primeiro-Ministro da Grécia, Heitor Demetriou, sobreviveu graças ao Dr. Slavem Kalinic, estava desvendado o segredo do ilustre desconhecido que anonimamente chegou a Flórina.
Dr. Kalinic, como era conhecido na Bósnia sua cidade de origem era um renomado médico iugoslavo que após a morte dos seus familiares havia jurado que jamais voltaria a exercer à sua profissão.


NOTA DO AUTOR: Esta é uma obra de pura ficção qualquer semelhança é mera coincidência.

Autor – José Valdomiro Silva
JValdomiro
Enviado por JValdomiro em 15/09/2019
Alterado em 15/09/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários